CPLP-SE info@cplp-se.org https://www.cplp-se.org/uploads/seo/big_1616521274_7019_logo_CPLP_SE.png

Cookies help us to offer our services. By using our page, you agree to our cookie policy.

Learn More

1500 docentes assinalam, em Lisboa, o Dia Mundial do Professor 1500 docentes assinalam, em Lisboa, o Dia Mundial do Professor

1500 docentes assinalam, em Lisboa, o Dia Mundial do Professor

Cerca de 1500 docentes assinalaram, em Lisboa, mais um 5 de outubro, Dia Mundial do Professor, data instituída pela OIT e UNESCO com o objetivo de assinalar a aprovação, em 1966, da Recomendação sobre a Condição do Pessoal Docente, no âmbito de uma conferência intergovernamental então realizada.

Em 2021, o lema definido pelas entidades promotoras do Dia Mundial do Professor - OIT, UNESCO, UNICEF e Interncaional da Educação - foi "Os Professores no Centro da Recuperação da Educação". Numa mensagem dirigida à FENPROF e aos professores de Portugal, David Edwards, Secretário-geral da IE, sublinhou que, ao longo de 18 meses de pandemia, "nós, os professores de todo o mundo, estivemos sempre presentes, nunca ausentes!".

O Secretário-geral da FENPROF lembrou as reivindicações e os problemas que os professores em Portugal ainda esperam ver resolvidos: recomposição da carreira, regime de aposentação e rejuvenescimento da profissão, horários e condições de trabalho, precariedade profissional e regime de concursos, defesa de um regime de gestão democrática das escolas e combate à municipalização. 

Mário Nogueira reiterou o compromisso de sempre da FENPROF com os professores: «a nossa disponibilidade para negociar é completa, mas se essa não for a atitude do governo, a nossa determinação para lutar será total».